Skip to content

Oração Nossa Senhora do Desterro

Oração Nossa Senhora do Desterro com fonte nas Sagradas Escrituras.

Oração Nossa Senhora do Desterro cuja devoção faz referência à fuga da Sagrada Família para o Egito, retratada na Bíblia em Mateus 2,13ss. Avisado pelo anjo, José e Maria levam o Menino para um lugar seguro, longe de Herodes. Neste exílio forçado, vão preparando Jesus para a sua volta à Galiléia. A Sagrada Família passou cerca de cinco no Egito, voltando para Nazaré depois da morte de Herodes.

No Brasil, a devoção à Nossa Senhora do Desterro, foi muito forte no período colonial, talvez pelo sentimento dos portugueses de encontrar na Virgem exilada o consolo que necessitavam para seu próprio desterro. Em alguns lugares ela é chamada de Nossa Senhora dos Imigrantes.

Oração

Do Belém ao Egito, com o Menino recém-nascido escondido e apertado ao peito, por terras desérticas e desconhecidas, triste e silenciosa, seguindo os passos firmes de José…eis a Mãe do Filho de Deus a caminho do desterro.

Nossa Senhora do Desterro, olhai para nós, vossos filhos, apreensivos e inseguros, neste vale de lágrimas, a caminho da Pátria definitiva. Depois deste desterro, ó Mãe carinhosa, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

Nossa Senhora do Desterro, acompanhai-nos na travessia do deserto da vida, até alcançarmos o oásis eterno, o Céu. Amém.

Nossa Senhora do Desterro, rogai por nós!

Published inORAÇÕES DE NOSSA SENHORA

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *