Skip to content

Como fazer a vontade de Deus em minha vida?

Essa é uma pergunta que caminha conosco diariamente, como fazer, como fazer a vontade de Deus em minha vida? Antes de descobrirmos como fazer, precisamos entender qual a vontade de Deus para nós. E muitas vezes nos equivocamos nesse entendimento, achando, por exemplo, que é fazer um trabalho específico na Igreja.

Deus nos cumulou de dons, talentos, habilidades, nos capacitam, sim, e tudo isso faz parte do projeto de vida que o Senhor tem para nós e que deseja que realizemos. Mas não se resume a entender nosso dom e coloca-lo a serviço, que esta é a vontade de Deus para nós. Quantas pessoas possuem dons maravilhosos, mas estão servindo de maneira errada. Porque falta o entendimento de qual é a vontade de Deus, para depois se pensar ‘ah eu sei fazer isso, então acho que é isso que o Senhor quer de mim, da minha vida’.

A Palavra de Deus em Gênesis 2, 7 nos diz:

“Então o Senhor Deus formou o ser humano com o pó do solo, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida, e ele tornou-se um ser vivente.”

Aqui podemos iniciar nosso entendimento da vontade de Deus para nós: VIVER. Ele soprou sobre nós seu Espírito Santo, e a partir disso recebemos vida. Então nosso primeiro chamado é VIVER! E como é hoje em dia? SOBREVIVEMOS. Vivemos aflitos, angustiados, ansiosos, desesperados, com pressa, cansados, abatidos, desanimados, que nada se assemelha a este ato profético do Senhor sobre nós: UM SOPRO DE VIDA!

Cada vez mais podemos ver sinais de sobrevivência ao invés de vida. Uma área em nossa vida que esteja desequilibrada compromete toda a estrutura de nossas vidas, é algo impressionante como não sabemos viver nos tempos atuais. Será que nos falta direção? Alguém a nos orientar, falar olha é por aqui o caminho para viver e ser feliz? Creio que sim.

Eis o desejo de Deus para nós sua criação: Te criei para viver!

Mas não é uma vida sem sentido, sem direção, e nesse entendimento está a compreensão para entendermos a vontade de Deus para nossa vida. Primeiro que Ele nos criou à Sua Imagem e Semelhança. Quem é Deus? Deus é Santo! Eis uma direção, uma referência para vivermos: SERMOS IMAGEM E SEMELHANÇA DO NOSSO CRIADOR.

A Palavra de Deus no livro do Profeta Isaías nos diz:

“Os que, para minha glória, Eu criei, modelei e fiz!” (Isaías 43,7)

Para manifestar a glória do Senhor, está é a vontade de Deus para nós. Vivendo à Sua imagem e semelhança, renunciando, abandonando tudo que não nos leva a manifestar a glória de Deus. Que entendemos que agindo de tal maneira não estamos vivendo à Imagem e Semelhança do Criador: Santo!

Mas como viver esta vida em um momento na humanidade onde não se anuncia santidade, e se levantam vários tipos de profetas pregando bem-estar, priorize sua qualidade de vida, você precisa descobrir todo potencial que existe dentro de você, e em nenhum momento esses tais profetas da vida, não lhe direcionam a buscar entendimento de qual a vontade do Criador para sua vida?

Como pensar que o Criador nos chame para viver manifestando Sua Glória, Sua Santidade, isso será fardo, sofrimento, tristeza. Até quando interpretaremos com tamanha imaturidade assim, a vontade de Deus para nossas vidas? Estamos tão apegados a este mundo que é passageiro para nós, que não queremos abrir mão do que esteja nos enganando e nos cegando, nos impedindo de ver a vida maravilhosa que no Seu Coração anseia para nós?

Jesus Cristo veio e nos falou em João 10,10:

“Eu vim para que todos tenham vida. Vida em abundância!”

Veio ser a Voz viva do Pai, relembrando-nos que o Senhor nos criou para vivermos! Jesus diz até a qualidade dessa vida: ABUNDÂNCIA!
Querem-se abundância financeira, material, nos negócios, na saúde, mesmo que em tudo não estejam manifestando a glória de Deus. Essa não é a vida que Deus desejou para nós desde a criação.

Então como fazer a vontade de Deus em nossa vida?

No Evangelho de São João 8,12 Jesus diz:

“Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não caminha nas trevas, mas terá a luz da vida.”

Isso que precisamos: ter a luz da vida – Jesus! É Ele quem nos guiará, conduzirá em tudo em nossa vida em como fazer a vontade de Deus. E o mais incrível em toda essa descoberta: Ele nos ensinará a viver. Seguir Jesus, receber a vida que Ele veio nos dar, é maravilhoso, pois veremos como a vida é leve, pois Ele veio para libertar os cativos de coração. E para aqueles que estão em Cristo não há mais condenação, passou o que era velho e eis que tudo se fez novo.

Pode ser que hoje esteja lhe faltando seguir Jesus de verdade. Como Católico (a) buscar o Senhor em sua Palavra, nos Sacramentos sejam eles da reconciliação (confissão), da Eucaristia. Participação da Santa Missa. Não que isso seja uma ‘receita’ espiritual. Mas tesouros da Igreja que nos levam diretamente a entender a vontade de Deus em nossas vidas.

Buscá-lo na intimidade, em sua vida diária de oração, se colocando na presença d’Ele e deixando-o falar contigo, ouvir Sua Voz, e deixar que Ele seja Luz em todos os teus caminhos.

Esteja atento tudo que esteja te impedindo viver, não é vontade de Deus. Agora tudo que esteja fazendo não sendo impedimento de fazer a vontade de Deus, buscando uma vida de santidade, tudo certo, caso contrário, não se engane, você não está vivendo, está possivelmente vivendo uma ilusão.

Por isso nossa maior ânsia de vida não está em conquistar coisas, chegar a determinados lugares, alcançar objetivo, mas em toda travessia que fazemos para tudo isso. Pois lugares, objetivos, coisas passam, mas o que experenciamos no caminho para tudo isso ficará para sempre marcado em nossa história, e isso sim levaremos para qualquer lugar.

O que você está levando na sua vida por onde você tem ido? Você está sobrevivendo ou vivendo de verdade?

Se desejar partilhar comigo, minha missão tem sido essa: partilhar a vida e ajudarmos uns aos outros a entender e viver a vontade de Deus, envie-me um e-mail neste endereço: [email protected]

Deus te abençoe!

Ailton Guido.

Published inDESTAQUE

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *